Em resposta à matéria da Caneta mostrando o encontro do procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), José Eduardo Ciotola Gussem, com o jornalista Octavio Guedes, da GloboNews, o funcionário da televisão carioca confirmou, gaguejando, que o encontro aconteceu.

A resposta de Octavio foi ao ar hoje (24), na GloboNews. Segundo o jornalista, ele apenas estava “atrás de informações” e “ouviu vários especialistas, aproveitando pra ouvir também o Gusssem”. Octavio também afirmou que “não revelou nada que está sob sigilo, mas até poderia”, mostrando a relação próxima com o procurador-geral. Por fim, concluiu que “muitos (sic) mais fotos irão aparecer porque esta é a minha profissão”. Confira no vídeo abaixo.

José Gussem é o principal responsável pela investigação do caso Flávio Bolsonaro (PSL/RJ) e outros 26 casos envolvendo assessores de deputados estaduais do Rio de Janeiro cujas movimentações financeiras foram classificadas como atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

O local do encontro, o restaurante Lorenzo Bistrô, localizado no Jardim Botânico, fica a 400 metros da sede da Central Globo de Jornalismo e a 11 quilômetros da sede do Ministério Público do Rio de Janeiro, localizada no Centro.

Curiosamente, o MP-RJ negou à Caneta o acesso completo ao relatório do COAF alegando as investigações correm “sob sigilo”.

167 comments
  1. O curioso é que foi o procurador geral do Ministério Público do RJ o maior interessado em encontrar o jornalista porque, foi ele que atravessou a cidade para encontrá-lo.
    O interesse do jornalista, a gente sabe, é dar o furo mas, qual o interesse do chefe do MP – RJ, nesse encontro?

  2. SAFADO, o esquema já está revelado. Vale lembrar que esse MPRJ é composto por PETRALHAS, com fotos explícitas, e obviamente estão a mando da quadrilha esquerdista plantando mentiras sobre Flavio Bolsonaro. Cadeia em todos

  3. Eu acho que estamos lidando com uma quadrilha muito bem organizada, ele como a peça principal da investigação contra o bolsonaro se encontrando escondido com um agente da midia para repassa-lhe informações que são segredos de justiça e ainda mais dados pessoais,
    Art. 325 – Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação:
    Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.
    (…..) II – se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

  4. Ele acabou de invalidar tudo sobre o Flavio Bolsonaro. Essa conversa certamente será usada em qualquer julgamento e por mais que ele se explique, pegou mal para ele e principalmente para o procurador.

  5. Parem de manipular!
    É totalmente legítimo um jornalista entrevistar fontes e apurar informações! E ainda mais em um ambiente público! Pelo amor de Deus. Óbvio que quem é sério por aqui gagueja com medo de ser assassinado por esta milícia nojenta! Que horror.

    1. Uma ova!!! Desde quando o encontro de um jornalista com o chefe do MP/RJ, responsável por uma investigação cheia de vazamentos seletivos e em conta-gotas, não vai causar estranheza? A própria reação do tal jornalista, gaguejando e já querendo se blindar ao anunciar que novas fotos de encontros dele com autoridades do MP/RJ possam surgir, demonstra que ele sabe muito bem que esse comportamento é anti-ético. A casa caiu, querida. Depois do advento das redes sociais, a verdade sempre aparece!

    2. Voce so se faz de ingenua Lucia porque voce sabe muito bem que as informacoes passadas pelo Procurador da Republica do Rio, NAO podiam se tornar publicas porque foram conseguidas atraves de um crime ja que nao estavam autorizados a investigar ninguem sem AUTORIZACAO JUDICIAL e por isso o processo foi arquivado ali e mandado ao STJ mas so o do assessor, Bolsonaro nao esta sendo investigado. O que foi investigado por esse procurador era SEM AUTORIZACAO e portanto nula. Mas por que ele deu a esse jornalista todo o direito de fotografar e de anotar tudo o que quizesse? Porque tem o rabo preso a Globo! Se nao era assim por que nao deu o mesmo direito a outras midias como a http://www.caneta.org? Voced apoia privilegios como esse so porque e a Globo? Esta fora da realidade! De que milicia voce fala? Da milicia que Lula criou para protege-lo de ser preso? Essa nao tem nenhum credito porque o seu chefe ja esta preso ha exatos 292 dias e logo, logo esses milicianos tambem serao extintos.

    3. Repórter pode até ter direito a investigação, más quando um procurador assume suas funções, sabe que é dever de ofício manter sigilo sobre o que quer que seja, principalmente em se tratando de segredo de justiça.
      Concordo que tudo seja apurado, inclusive acho que deveria ser feita uma devassa em todas as movimentações financeiras e cartorárias nos últimos vinte anos, casando dados e fatos ocorridos.
      Tem muito laranja que não tem um vintém no banco e compra imóvel urbanos, rurais, automóveis, obras de arte, sem sequer saber a origem.do dinheiro investido.

  6. Gussem é teleguiado de Marfan, seu vice-pgj que indicou Gussem foi mMarfam depois de um periodo de 8 anos a frente do MPRJ e colocou la o seu teleguado e fica por traz, ou seja Marfan esta no poder a quase 14 anos. Isso pode ser um MPRJ isento !?

  7. Gostaria de saber quem pagou a conta do restaurante. Gostaria de saber se o Procurador pagou a parte dele. Eu aposto que foi a Globo!

  8. Linguagem do corpo, gaguejando sem parar, hesitante… quer dizer que o trabalho que faz como Jornalista é no Restaurante com um esquerdista altamente anti Mito/Bolsomito, hãm rãm, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Estao vendo? O MP na pessoa do procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), José Eduardo Ciotola Gussem, nega a qualquer outro orgao de imprensa, incluindo ai o http://www.caneta.org o direito e o acesso aos autos da invetigacao mas abre todos os arquivos e quase abre tambem as pernas para esse jornalista da Globo! O que sera que ele tem de especial? Sera que e por causa da divida que esta sendo cobrada pelo novo governo que nao vai mais tolerar favores a empresas que so recebem benecies ha anos. O que tem a ver esse procurador com o problema da globo? Se nao tem nada, entao por que deu a ele o direito de bisbilhorar e FOTOGRAFAR tudo de uma investigacao NAO AUTORIZADA?

  10. Realmente estava gaguejando e super nervoso ao falar….até ergueu o tom de voz no final…sinal de medo…e por fim, não conseguiu convencer ninguém, pelo contrário, se enrolou ainda mais.

  11. Renato Mandarino, parabéns! Estamos diante de um comentário objetivo, sucinto e na conformidade com o que é do bom senso e conhecimento da realidade. Divergir de sua análise, só se for para tergiversar com interesse escuso.

  12. Ahã…desde quando procuradores podem se encontrar em bistrô com jornalistas para conversar sobre investigação dita sigilosa? Conta outra, mentiroso 🤥 essa não colou.

  13. Deixando bem claro que se o procurador repassou informações sigilosas ao jornalista sendo PAGO pela Globo isso ocorre CRIME de corrupção passiva e o jornalista em CRIME de corrupção ativa, não tem essa. Dar ou receber vantagem a favor do cargo é CRIME!!

  14. PORQUE, COMO? E EU TÔ DOIDO. PORQUE CARGAS D’ÁGUA UM PROCURADOR DE JUSTIÇA SE DESLOCA 11 KM DE SEU TRABALHO PARA SE ENCONTRAR COM UM JORNALISTA? E TUDO ISSO NO COVIL DA GLOBO.
    TEM CAGANEIRA DE ANGU.

  15. Ele foi claro: “OUVI VÁRIAS FONTES, INCLUSIVE O GUSSEM”. Quer dizer que o Sr. Ministro é FONTE do repórter, e FONTES nada mais são que as pessoas (livros ou sites) que passam informações sobre determinado assunto a alguém. Portanto se o repórter é funcionário da Globo, e o Ministro é FONTE de informação do repórter; por tabela o Sr. Ministro Eduardo Gussem é FONTE de informações da Globo.

  16. Pela declaração do jornalista posso concluir que ele recebeu informações sob sigilo e não as publicou. No entanto, tal declaração iidica que o procurador passou para o jornalista informações sob sigilo. O procurador pode fazer isso?

  17. Reparem que ele diz aos 1’18”: “…não revelei nada que estava sob sigilo, até poderia, até poderia,…”
    Ora, ele está assumindo nesta frase que teve acesso a informações sob sigilo; portanto, é razoável pensar que o Procurador-Geral de Justiça do MP/RJ, Eduardo Gussem, ou outros membros do MP/RJ, deram informações, inclusive sigilosas, ao jornalista Otavio Guedes da Globo/GloboNews.
    A questão a meu ver é que nas fotos já temos uma comprovação de contato entre entre um Procurador-Geral de Justiça e um elemento da imprensa, contato onde estão fazendo anotações e leituras, vide fotos. Acrescido das próprias declaraçoes do jornalista, acho que fica até pior. Dá o que pensar…

    Escutei alguns dizerem que vazamentos sempre existiram, e citam o então Juiz Sergio Moro e a Lava Jato. Só que Não!
    Não ocorreram vazamentos com o então Juiz Sergio Moro e a Lava Jato.
    O que acontece é que quando se remove o segredo de justiça de um processo, ele se torna público, e ao contrário do que muitos pensam, os processos são públicos por princípio, o segredo de justiça é para exceções, e em muitos casos não dura por todo processo, mas apenas enquanto se justifica.
    Na Lava Jato ocorreram situações assim. Assim como também ocorrem com as chamadas “delações premiadas”, que só vem a público quando homologadas.

    1. Renato Mandarino, parabéns! Estamos diante de um comentário objetivo, sucinto e na conformidade com o que é do bom senso e conhecimento da realidade. Divergir de sua análise, só se for para tergiversar com interesse escuso.

      1. Lúcia, não perca seu tempo com Bolsominíos. São toscos, insensíveis, de pouca inteligência e altamente manipuláveis. Para eles só vale o Juiz Moro vazar áudio de conversas da família Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like