A juíza federal Gabriela Hardt, substituta na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, definiu na noite desta quarta-feira (21) os prazos para as alegações finais no processo do sítio de Atibaia (SP). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros 12 são réus na ação da Operação Lava Jato.
O Ministério Público Federal (MPF) terá nove dias, a partir de 30 de novembro, para se manifestar. A Petrobras terá dois dias, 11 e 12 de dezembro. As defesas dos réus teriam 10 dias, a partir de 13 de dezembro, mas dado o recesso do Judiciário entre 20 de dezembro e 6 de janeiro de 2019, o prazo das defesas para apresentação das alegações finais terminará em 7 de janeiro.
Se tudo correr bem, a sentença deve demorar por volta de um mês para ser proferida, ou seja, antes do Carnaval (05 de março).
Na primeira condenação de Lula, por corrupção e lavagem de dinheiro paga por empreiteiras com um triplex no Guarujá, as alegações finais foram apresentadas pela defesa no dia 20 de junho de 2017 e a sentença – de condenação – foi proferida pelo então juiz Sérgio Moro pouco mais de três semanas depois, no dia 12 de julho.
Lula é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção por meio da reforma e decoração do sítio. Ao aceitar a denúncia em 2017, o então juiz Sérgio Moro disse que o ex-presidente se comportava como dono do sítio, embora a propriedade não estivesse no nome dele.
Foram incluídas como provas contra Lula no processo os objetos pessoais do ex-presidente e Marisa Letícia encontrados pela Polícia Federal no imóvel, incluindo uma adega com mais de 200 vinhos e cachaças, pedalinhos com os nomes dos netos do casal, o barco “Lula & Marisa”, a reforma da cozinha feita pela mesma empresa que reformou a cozinha do triplex no Guarujá e um total de 111 visitas feitas por Lula ao imóvel.
5 comments
Kkk… daqui 1 ano vcs mi diz quem realmente é bolsanaro
ÓTIMO. ASSIM ELE IRÁ PULAR COM MUITO MAIS ENTUSIASMO.
Meu presente de natal não vai ser realizado.
Porque meu querido Luís Inácio Lula da Silva não vai ser condenado novamente estou com pena dele passar o natal na cadeia e ano novo ninguém merece.
Mas ele merece morrrrrrer na cadeia esse fila da &5#; &:$’^=¢{]=€✓ já sabem.
Kkkkkkkkkk
A defesa do bandidão está entrando com recurso, questionando se a juíza Gabriela, devido ao fato de ser substituta, poderá julgar o caso.
Que pena, estávamos contando com um presente de Natal para todos os brasileiros de bem, isto é, de 12 a 18 anos de condenação para esse réu.