Uma análise baseada nas pesquisas do Ibope e do Datafolha feita pelo matemático Sérgio Wechsler, professor da Universidade de São Paulo (USP) e PhD em Estatística pela Universidade de Berkeley, afirmou que Fernando Haddad (PT) teria 99,96% de chances de ser eleito o novo presidente do Brasil no segundo turno. O “estudo” foi divulgado há três semanas por Gester Oliveira, ex-presidente do Cade durante o governo FHC, em sua coluna no UOL.
No relatório encomendado pela consultoria GO Associados (controlada por Gester), o professor Wechsler analisou as pesquisas divulgadas até 24 de setembro. Segundo ele, havia 76% de probabilidade de um segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) – nisso ele acertou. O problema foi a previsão posterior:
“No 2º. turno, Bolsonaro perderia para Fernando Haddad: o candidato petista tem formidáveis 99,96% de chances de bater Bolsonaro na disputa final. Considerados os dois turnos, Haddad tem 99,4% de probabilidade de ser o próximo presidente da República”, disse o professor da USP, que utilizou a abordagem bayesiana para construir a matriz de probabilidades. Ainda segundo o matemático, Bolsonaro teria “reduzidíssimas chances de ser eleito” e até Ciro Gomes teria “mais chance que Bolsonaro de subir a rampa”.
Três semanas depois, a pesquisa Ibope mais recente, divulgada ontem (15), mostrou que Bolsonaro tem 59% das intenções de votos válidos contra 41% de Haddad.
47 comments
É o saldo do ex-ministro da educação… Foram 7 anos para isso 🙁
O pessoal tem que entender que o professor se baseou em dados de pesquisas e tal.
Só que as pesquisas erroneamente tendenciosas, favoreciam o “candidato Poste “.
É amigos, aqui jaz o PT.
Acabou.
Agora sim é democracia.
Até eu, que me considero ruim em matemática, não faria tal ‘análise’! Deixo aqui a minha RISADA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
PERDEU BABACA!!! KKKKKKKKKKKK Mais um jornaleco petista que vai ter que correr atrás da grana!!
LULA TÁ PRESO E HADDAD PERDEU. BABACA!
Esse aí pode mudar de profissão.
Vai fazer previsão do tempo na Globo
que vc acerta mais.
Esse aí pode mudar de profissão.
Vai fazer previsão do tempo na Globo
que vc acerta mais.
DEIXE AQUI SUA RISADA
KKKKKKK
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Chuuuuupaa professorzinho comedor de mortadela!!!!!
Ei professor, volte para a escola!!! BOLSONARO eleito PRESIDENTE DO BRASIL!!!
Não indico a USP para o curso de Matemática!
Os Acadêmicos petistas mostram toda a sua mediocridade daí passarem dez anos dentro faculdades engolindo ideologias marxistas e outros lixos mais…pena…só que não.
Acadêmicos petistas mostram toda a sua mediocridade daí passarem dez anos dentro faculdades engolindo ideologias marxistas e outros lixos mais…pena…só que não.
Essa USP aparelhada virou CUSPE… ou merda, mesmo!
Esse aí comprou o diploma!
…na ausência de uma bola de cristal, esse BRUCHO sacrilego deve ter tido sua visão baseada única e exclusivamente na URNA LADRÔNICA ! ! !
essa análise dele deve ter levado em consideração a fraude nas urnas.
Exatamente.
Kkkkk mitou! Hahahaha
Esses números refletem 25/09. Naquele momento, as pesquisas indicavam que Haddad estava na frente em um segundo turno envolvendo ele e Bolsonaro.. Além de tudo, a rejeição de Haddad era baixa. Logo, com aquele números NAQUELA época, o resultado esperado era esse.
Não, não era pois a análise era mais complexa do que analisar apenas esses números isoladamente.
A análise solta pelo tal professor só envolveu os números das pesquisas que foram registradas oficialmente. Quanto ao método, não foi divulgado. Leia o artigo original do blog especificado neste artigo da Caneta e verá essas duas verdades factuais.
Análise forjada em cima de pesquisas de intenção de votos tendenciosas e manipuladas!
Eu não sou matemático e estava aqui “naquela” época como diz o José, não acreditei em dados falsos “naquela” época e não acredito agora. Em minha humilde e deseducada opinião já “naquela” época e depois também o “Andrade” não tinha chances e digo mais…mesmo o luladrão perderia.
Mais, os números da eleição que elegeu Bolsonaro estão falhos, as urnas invioláveis foram sim manipuladas e espero ter essa opinião guardada quando mais tarde isso for confirmado. Acredito que Bolsonaro venceu com no mínimo 65% de vantagem. Anotem e veremos.
Tô achando que esse pessoal de fora que não entendem o que acontece realmente aqui ou deveriam se calar ou ficar um tempo observando os dois lados antes de emitir opinião e passar vergonha!
Aconteceu com o Roger Watson, com o Clube Barcelona e muuuitos “especialistas”.
Elementar, meu caro Waters. Não, péra…
Nao resolve nd mesmo heim , a patria educadora fez seu papel
O povo aplicou a teoria BAYER-SIANA na abordagem bayesiana dele. Tá na cara que esses “doutor” come salame. Depois do PT, o “pegar bola”, virou “pegar salame”. Eu acho que o país piorou, porque a bola era dinheiro. Trinta moedas não é dinheiro. E ficam reclamando da reforma trabalhista, enaquanto pagam em gêneros alimentícios…